Projeção 3D

Postado em Atualizado em

Outro dia um grupo de alunos me abordou para uma orientação quanto a uma estratégia usando a tecnologia 3D. 3D é de projeção e não de modelagem como fazem os softwares chamados de 3D, fato que me deixou intrigado. Como professor tem aquela máxima e correta atitude de responder não sei, mas vou procurar saber. O problema é que acabou o semestre e eu não trouxe a resposta – evidente que também desafiei os mesmos a encontrar a resposta. – Resultado, nenhum feedback, seja de minha parte ou da deles.

Bem, lendo o jornal da cidade me deparei com algumas informações interessantes. Uma delas é que só existem 6 salas de cimena 3d no Brasil, Três em Sampa, duas no Rio e uma em Floripa (será?). Meus pais assistiam em 1960 em salas de projeção comum. – Eita – Questionar o que lê é necessário amiguinhos, 3D. Inclusive e principalmente os blogs, mas posso falar pelo meu, questione e muito, sempre. Não convencido sobre a técnica busquei no “São Google” e olha que interessante.

Basicamente você precisa de um óculos 3d e um projeção com canais de cores dissimulados, como se fossem uma impressão fora de registro – pra quem não faz a mínima idéia do que seja isto – é quando algo sai errado na impressão e você consegue ver as cores ciano, magenta, amarelo e preto, além da imagem é claro.

Bem, resolver o óculos é fácil. o G1 facilita bastante.

sobre o que pesquisei, achei no clipping do clube da informática um material bacana com links para download, legal mesmo – o qual reproduzo aqui.

IMPORTANTE: acho que fiz caca: hoje 15/07/08 acessei o mesmo blog acima e tinha esta mensagem:

Site denunciado como foco de ataques! O site http://www.clubedainformatica.com.br foi denunciado como sendo um foco de ataques e foi bloqueado baseado em suas preferências de segurança. Focos de ataques são sites que tentam instalar programas que roubam informações pessoais, usam o seu computador para atacar outros ou danificam o seu sistema. Alguns destes sites intencionalmente distribuem software nocivo, mas muitos são comprometidos sem o conhecimento ou permissão de seus responsáveis. Portanto CUIDADO, I’m sorry, por isso retirei todos os links do post deles.

“O Plinio Cruz esclarece

Professor Robson, meu nome é Plínio Cruz, sou responsável pelo Clube da Informática, só queria esclarecer que nunca foi nossa intenção prejudicar ninguém, nosso servidor sofreu uma invasão por um hacker que deixou um código malicioso que se instalou em todos as páginas, tiramos o site do ar e revisamos tudo em questão de horas, mas o site só foi liberado três dias depois, após verificação do Google, que só faz a tal análise em datas determinas, por isso nosso acesso ficou restrito por alguns dias. Nosso site foi verificado pela Locaweb nossa atual hospedagem e está tudo normalizado. Abraço e parabéns pelo trabalho.” Para acessar os links, entre no blog deles. enjoy 20 de julho de 2008

O mês passado postei dois jogos aqui, dicas do amigo Eduardo Stuart, e em um deles, Trackmania Nations Forever, você tem a opção de utilizar óculos 3D. Depois de uma semana tentando comprar um, decidi fazer um com as dicas do próprio Stuart. Os dois arquivos PDF com a orientação e o gabarito, para você produzir um em casa mesmo, está disponível no site do Clube da Informática.

Depois do óculos em mãos fui jogar, é sensacional, o efeito de profundidade do game é maravilhoso, vale a experiência. Minha esposa, que nem é afeita a jogos, experienciou e acho muito interessante, e questionou seu funcionamento, fui na Internet buscar a explicação, achei a explicação para esse e ou outros tipos existentes no mercado. Isso mesmo, existem vários sistemas para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade.

Anáglifo (óculos a duas cores): utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas se que vê a outra imagem em azul ou verde.

Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicações e também em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.

Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.

Alternativo: com este sistema se apresentam em seqüência e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.

Então, espero ter ajudado e para o meu jornal da cidade, o qual sou assinante, que não quero nem dizer o nome com vergonha, pois me parece um “xupê-colê” da internet (cito tb agências de notícias entre outros) sem reflexão, consulta e análise por mais simples que seja – para o termo xupê-colê, dou os créditos para o Prof. Doc Messa, foi o primeiro que ouvi falar deste modo e para o jornaleco – Nota ZERO!. – Não esqueça: – Questione tudo, sempre – mas não deixe de buscar respostas e também novas perguntas!

Como vou jogar fora este jornal – mas vou colocá-lo na coleta seletiva de lixo reciclado -, deixe-me explicar: – Este post surgiu também de uma pergunta. No infográfico que tentava explicar como funciona a projeção 3D, na edição daquele jornal (sexta-feira dia 11/07/2008 página sete), dizia: “Durante as filmagens a captação é feita por câmeras com duas lentes…” aí pensei! Câmeras? a maioria dos filmes para projeção em salas 3Ds são animações feitas ou finalizadas digitalmente. Como colocaria duas lentes na câmara? Se o Cachorro ler isto, acho que ele pode me ajudar a decifrar esta parada.

Enjoy!


9 comentários em “Projeção 3D

    André Damasco disse:
    julho 13, 2008 às 3:50 pm

    Robson, a sala de projeção 3D é no cinemark do Floripa shopping
    tá passando Viagem ao Centro da Terra que é em 3D.😉

    Robson disse:
    julho 13, 2008 às 4:59 pm

    Tô ligado, parece ser altos! quero ver mas ainda prefiro a versão impressa. A viagem parece melhor… Já leu?

    Valéria palmeira disse:
    julho 14, 2008 às 11:53 pm

    olá vi que vc postou q existem 5 salas 3D no Brasil mas encontrei um site que informa que abriram mais salas em algumas outras cidades 5 no estado de são paulo 2 no Rio e 1 em Florianópolis
    tem o link ai com as cidades

    http://guiadasemana.uol.com.br/noticias.asp?/CINEMA/CAMPINAS/&a=1&ID=11&cd_news=40245&cd_city=44

    t+

    adtudo respondido:
    julho 15, 2008 às 2:55 pm

    Valéria, valeu o toke … Eita jornalzinho fulero este no qual li esta matéria. Brigadão mesmo e sempre que puder contribua, este espaço é pra isso mesmo. Thanks.

    juniorcachorro disse:
    julho 15, 2008 às 6:02 pm

    Estou aqui…
    Sobre o 3D acho que a sacada está na profundidade que é representada pelo eixo Z este eixo é só encontrado nos 3Ds! Além dos eixos X e Y é claro, assim para com os óculos especiais eles conseguem dar esta sensação de profundidade nas imagens com as tecnicas já citadas pelo Robson! Sobre a camera com 2 lentes, acredito que seja várias lentes, talvez até mais que 2, pois nessas megas produções a lente geramente é colocadas para capturar imagens diretamentes em dispositivos digitais, onde a quantidade de cameras é somnete um detalhe! Com as lentes dispostas em seguencia conseguimos mostar diversos planos com diferentes profundidades para criar a imagem em 3D, esta tecnica foi utilizada para a produção do filme Matrix, entre outros, claro o cenário é computação mas o ator foi gravado com várias cameras e tal.. Mas é muito bom essas tecnicas, cada vez mais aprendemos mais sobre isso e acho que o legal é notar que conseguimos poi diversas maneiras chegar ao mesmo resuktados!
    Abração

    Robson disse:
    julho 15, 2008 às 10:44 pm

    Valeu cachorro!

    Arnaldo MedonhaW disse:
    julho 16, 2008 às 9:04 pm

    dae robson, bl…
    eu tambem ja fiz uma pesquisa assim e achei muito legal as informações passadas por você e pelo Mr. Dog, mas oque venho ainda a acrescentar eh que em minha pesquisa deparei com um tal de ‘4D’. Poséh (pensei: Putz!), mas este termo pelo que ví é mais usado pelo pessoal que utiliza soft’s ditos 3d (3dmax, cinema4d, maya…).
    Bem, este quarto ‘D’ seria o tempo, tipo: envelhecimento do objeto, formas de corrosão causados tipo um pingo de chuva na areia…
    obs.: favor não confundir isso tudo com ‘quarta dimensão’, aquelas coisas doidas…
    vlw abração

    pliniocruz disse:
    julho 20, 2008 às 12:00 am

    Professor Robson, meu nome é Plínio Cruz, sou responsável pelo Clube da Informática, só queria esclarecer que nunca foi nossa intenção prejudicar ninguém, nosso servidor sofreu uma invasão por um hacker que deixou um código malicioso que se instalou em todos as páginas, tiramos o site do ar e revisamos tudo em questão de horas, mas o site só foi liberado três dias depois, após verificação do Google, que só faz a tal análise em datas determinas, por isso nosso acesso ficou restrito por alguns dias. Nosso site foi verificado pela Locaweb nossa atual hospedagem e está tudo normalizado. Abraço e parabéns pelo trabalho.

    adtudo respondido:
    julho 27, 2008 às 6:04 pm

    Fui eu e minha esposa assistir um Filme 3d – Deu um pequeno mal estar, acho que devido aos óculos nada anatômicos, mas valeu o show

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s