ilegal, imoral ou engorda

Postado em Atualizado em

Depois que li no FalaPalermo, nosblogamos, conar, acontecendoaqui sobre o episódio do CONAR censurar o slogan da Nova Schin, não tenho dúvidas que estamos em crise criativa. As duplas precisarão de psicólogos. A Publicidade e propaganda está na UTI em termos de criatividade e censura. Ou será uma conspiração entre concorrentes onde o CONAR é o ator dessa hipótese maluca ou não? Seja o que for, ouvi hoje no rádio a Adriana Calcanhoto e o Erasmo Carlos numa releitura desse clássico dos anos 70 (1976 para ser exato – vinil que traz o mesmo título do post),  separei um trecho da música pra você ler mas se puder ouvir melhor. Imaginei o criativo cantarolando em desabafo a tudo isso.  como achei que essa letra se encaixa no caso, resolvi compartilhar.

ilegal, imoral ou engorda (roberto carlos e erasmo carlos)

Vivo condenado a fazer o que não quero
Então bem comportado às vezes eu me desespero
Se faço alguma coisa sempre alguém vem me dizer
Que isso ou aquilo não se deve fazer

Restam meus botões…
Já não sei mais o que é certo
E como vou saber
O que eu devo fazer
Que culpa tenho eu
Me diga amigo meu
Será que tudo o que eu gosto
É ilegal, é imoral ou engorda

Há muito me perdi entre mil filosofias
Virei homem calado e até desconfiado
Procuro andar direito e ter os pés no chão
Mas certas coisas sempre me chamam atenção

Cá com meus botões…
Bolas eu não sou de ferro
Paro pra pensar
Mas não posso mudar
Que culpa tenho eu
Me diga amigo meu
Será que tudo que eu gosto
É ilegal, é imoral ou engorda

enjoy

5 comentários em “ilegal, imoral ou engorda

    Jessica Bizinelli disse:
    julho 31, 2008 às 12:39 am

    Talvez o CONAR esteja deixando a publicidade assim mesmo. Toda boa e criativa idéia esta se tornando ilegal ou imoral.. quando eles nao conseguirem classificar como ilegal ou imoral, vão dizer que engorda.

    Beijos, Robson!

    juniorcachorro disse:
    julho 31, 2008 às 6:56 pm

    E acabou de acontecer um congresso de publicidade para resolver isso, e quem notou eles fixaram uma meta que era para a publicidade brasileira tenha uma identidade própria…. assim fica difícil… mas quem sabe um dia, estamos ai para isso…

    abraço
    Mario

    André Damasco disse:
    agosto 1, 2008 às 6:11 am

    Congresso.
    pFFFFFFF

    Quando o congresso for uma reunião formal dos “abonados” da publicidade brasileira, as decisões tomadas lá não são a vontade da classe.
    “Congresso para decidir o futuro da publicidade”

    PARAMOS POR AI, Os profissionais do Presente discutem o futuro da publicidade, enquanto os profissionais do Futuro, nós estudantes, ficamos de fora só assistindo a decisão dos outros. Então quando nos estivermos no mercado vamos atuar com as “normas” criadas pelos dinossauros?

    É por isso que a essa classe não tem a profissão reconhecida, é por isso que não tem um sindicato atuante. É por isso que se submete a salarios cada vez menores. É por isso que BLÁ BLÁ BLÁ.

    Robson disse:
    agosto 1, 2008 às 3:07 pm

    Boa André! Falta articulação, discussão e debate nas Instituições de Ensino sobre o tal Futuro da Publicidade. Quem sabe os Veteranos não promovem isso aos calouros e isso ganha vida e força?

    Leandro Tuxo disse:
    agosto 16, 2008 às 3:02 am

    Impressionante como essa letra de 76 descreve exatamente a sensação de um criativo de hoje. E não devemos tudo ao CONAR. Ao menor sinal de que concorrente ou o diretor de marketing do cliente, um gerente ou qualquer outro demente tenham a impressão de que alguém possa se sentir ofendido com o detalhe do botão da camisa do modelo do anúncio… o anúncio já era. Essa preocupação de ser politicamente correto e de comunicar sem correr riscos nos leva a área de maior risco para o anunciante: passar despercebido em meio a um enorme mar de propagandas que não fazem diferença porque não podem ser diferentes. A propaganda sempre foi a adolescência das profissões, entre a infância artística e a maturidade administrativa. Precisamos ser rebeldes, embora não devamos ser inconseqüentes.

Deixe uma resposta

