quem vende mais lá fora?

Postado em

O chinelo, não, a sandália de borracha? não. A marca de chinelo, vou chamar assim mesmo, que vende mais no exterior segundo a ISTOÉ DINHEIRO, não é as HAVAIANAS e sim a IPANEMA, e não é porque as anatômicas só a Ipanema tem, só Ipanema tem a Gisele, e ela tem muito haver com isso, segundo Joaquim Castanheira da Isto é.

Segue uma parte do conteúdo da matéria:

Pergunte a qualquer brasileiro: – Qual o chinelo brasileiro mais vendido no Exterior? Todos, ou melhor quase todos, responderão Havaianas. O tradicional chinelo de tiras de borracha, fabricado pela Alpargatas, tornou-se um exemplo já clássico de transformação de uma commodity em um produto de alto valor agregado, por conta de um marketing inovador e agressivo. Quem certamente dará uma resposta diferente serão os executivos da Grendene, dona da Ipanema, concorrente direta da Havaianas. A Grendene comercializa no Exterior cerca de 40 milhões de pares de calçados. Desse total, segundo estimativa do mercado, cerca de 25 milhões são de Ipanema em suas diversas versões – quatro milhões a mais do que a Havaianas. A própria Grendene admite que a marca Havaianas é mais conhecida e famosa, tanto lá fora como aqui dentro. Mas as vendas da Ipanema superam as da concorrente. Há vários motivos para isso, mas o principal deles é a beldade e dona de belas curvas aí do lado: Gisele Bündchen. A top model brasileira transformou-se numa espécie de midas do marketing mundial. Sua imagem alavanca as vendas de qualquer produto. No período em que foi garota-propaganda da C&A o faturamento da rede cresceu 20%. O fator Gisele Bündchen também foi fundamental para a Ipanema, uma marca jovem, lançada no mercado em 2001. “A Gisele reúne os dois atributos cruciais de nosso produto: a brasilidade e a moda”, afirma Francisco Schmitt, diretor de relações com investidores. […]

[…] O próximo desembarque será no mercado dos Estados Unidos. Até poucos meses atrás, a Grendene não podia utilizar a marca Ipanema em território americano – ela pertencia há anos a um empresário local que finalmente a vendeu à empresa brasileira no final de 2007. “O nome Ipanema é importantíssimo para o sucesso de nosso chinelo, tanto na Europa como na Ásia”, diz Schmitt. “Ele remete à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificam com o produto.” Além disso, Gisele Bünchden tinha um contrato de exclusividade com a grife de lingerie Victoria’s Secret e não poderia trabalhar com outras empresas. Livre das duas amarras, a Ipanema estreará no mercado americano no próximo ano. Os planos já estão sendo desenhados, mas Schmitt não revela detalhes. A Grendene é atualmente a maior exportadora de calçados do País em volume – e a segunda em receita. A venda dos 37 milhões de pares rendeu R$ 230 milhões, algo como 15% do faturamento anual da companhia. Mas isso representa 27% do total de produção. “Essa diferença é explicada pelo câmbio desfavorável para as exportações”, diz Schmitt. O próximo passo para a empresa é transportar o vigor desses números para a imagem de suas marcas, sobretudo a Ipanema. “A marca ainda não tem a força que gostaríamos”, admite Schmitt. “Estamos no mercado há apenas sete anos.” A Havaianas surgiu em 1962 e, nos últimos anos, deixou de ser um produto funcional (cujo slogan era “Não cheira e não solta as tiras”) para se tornar um acessório de moda. É atrás dessa imagem que a Grendene corre – e transformar Gisele Bündchen na Garota da Ipanema ajuda um bocado.

Marca associada a uma personalidade é sucesso ou fracasso garantido. Né seu Ronaldo! Enjoy

Um comentário em “quem vende mais lá fora?

    Delyse Braun disse:
    setembro 3, 2008 às 8:40 pm

    Olá Robson,
    Realmente isso se explica, a Gisele é realmente uma celebridade por aqui, mais do que qualquer jogador brasileiro.
    Gostei do seu blog.
    Abs.
    Delyse

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s